quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Camelôs de volta ao Centro de Ceilândia


Fotos: Genivaldo Dias

O Centro de Ceilândia, que recentemente passou por uma série de transformações aos poucos está voltando a ser o que era antes. A princípio ficou tudo uma maravilha, mas bastou o governo virar as costas para que os camelôs invadissem novamente o centro da cidade. Vendedores de cd’s e dvd’s piratas tomam conta das calçadas seguidos de outros com todos os tipos de mercadorias, tais como: roupas, brinquedos, artigos eletrônicos e alimentos. Eles apropriam-se da praça da cidade promovendo verdadeiras feiras à céu aberto.



Uma outra reclamação, vem por parte dos comerciantes da cidade que dizem disputar com uma concorrência desleal, uma vez que são obrigados a pagar impostos para exercerem as atividades em seus comércios e os camelôs trabalham como querem e vendem suas mercadorias a preços bem inferiores.



Há cerca de dois anos atrás, o atual Governo do Distrito Federal removeu para um Shopping Popular construído na cidade, aproximadamente 800 feirantes informais a fim de despoluir a área que ocupavam de forma desordenada e oferecer maior conforto para os trabalhadores e para seus clientes. Porém, ambos ainda hoje, insistem em voltar para a região central da cidade alegando que no Shopping não há uma grande circulação de pessoas.



Segundo Liz Soares, feirante há mais de 25 anos em Ceilândia, com a mudança de local da feira os prejuízos vieram acompanhados das melhorias. “Está tudo muito bonito aqui, mas vender que é bom não vende”, diz. Já para Antenor Braga, dono de uma loja de confecções no Centro de Ceilândia, as vendas no seu comércio triplicaram. “Agora ficou ótimo, tanto é que tive que contratar mais pessoas para trabalhar na minha loja”, declara.



Inaugurada em junho de 1984, com uma nova estrutura, a Feira Permanente de Ceilândia, administrada pelo serviço de Feiras da RA IX, possui uma associação (ASFEC), com serviço de som que atende aos 460 boxes e é o ponto de encontro e referência da comunidade local e das demais cidades do DF. É o lugar onde o Nordeste do Brasil se encontra com o Planalto Central. Esta é a feira tradicional da cidade, regularizada e projetada, diferente da feira periférica que existia no local e que foi removida.





Por Genivaldo Dias

3 comentários:

  1. quero parabenizar o futuro jornalista, Genivaldo Dias, pela matéria. O texto está coerente e claro.

    Valdeci Antunes

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar o futuro jornalista, Genivaldo Dias, pela matéria. O texto está coerente e claro.

    Valdeci Antunes

    ResponderExcluir