sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ceilândia "Lar doce lar"
                                     Foto: Divulgação

Ceilândia é uma região administrativa do Distrito Federal e uma cidade que surgiu a partir da Campanha de Erradicação das Invasões, daí o nome “CEI”. Ceilândia é a maior cidade satélite do DF e por isso abriga todo tipo de cultura, como os repentistas da Casa do Cantador , a cultura hip-hop e os roqueiros que participam do Ferrock. Isso sem falar nas gangues. Ceilândia é uma cidade famosa por suas guerras de facções. Como na música do Legião Urbana, "João de Santo Cristo" morre na Ceilândia assassinado por "Jeremias".
Hoje, Ceilândia é um lugar tranquilo para se viver, apesar de algumas pessoas dizerem que não dá para dormir em um lugar ouvindo barulho de tiro. Com seus bairros maravilhosos, que algumas pessoas carinhosamente apelidaram de “Caldeirão do Diabo” ou “Vila do Cachorro Sentado”, a cidade aos poucos vai assumindo uma nova postura nos últimos anos.
Ceilândia também tem história. O maior símbolo da cidade é nada mais, nada menos do que uma caixa d’água, monumento histórico representativo de Ceilândia que marca o fim de um tempo difícil onde não havia água encanada na região antes da construção da mesma. Outro fato histórico que pouca gente se lembra ou que muita gente nem se importa de saber é que Ceilândia já teve seu cinema, o Cine Itamaraty, que faliu e foi fechado em 1989. Hoje seu projetor tem uma nova moradia. A sala 08 do cinema do Parkshopping. O carnaval também marca forte presença na cidade, pois o Ceilambódromo, obviamente fica na Ceilândia.
Outro “marco” da cidade é a Feira do Rôlo, local onde se vende e se troca tudo e a maioria dos produtos tem origem duvidosa, ou seja, roubada. E para as pessoas que gostam de praticar esportes, tem a Praça dos Eucaliptos, que possui esse nome pela grande quantidade de árvores desse tipo no local. Essa praça, além de contar com uma pista muito movimentada onde ciclistas, skatistas e esportistas de várias modalidades, treinam, também serve como ponto de encontro de todas as tribos. Ceilândia também é conhecida como a maior concentração de nordestinos do DF,  devido a imensa migração de pessoas desta região do país nas décadas de 60 e 70, e que formaram o principal aspecto demográfico na cidade e trouxe essa diversidade cultural.

Por Ricardo Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário